-
-
-
SRTVS 701, Bloco “O”, Salas 246/248,
Edifício Multiempresarial - Brasília/DF
SRTVS 701, Bloco “O”, Salas 246/248,
Edifício Multiempresarial - Brasília/DF
As licitações e contratos em geral, são procedimentos que acontecem no âmbito administrativo com a finalidade de limitar as relações comerciais por meio de documentação jurídica que firma o acordo entre as partes.
A licitação ocorre entre empresas e as administrações públicas, dessa forma, os órgãos públicos contratam serviços, compras, alienações e locações, de instituições privadas por meio de contrato específico com validade determinada.
A seleção das propostas de licitação sempre ocorre com o propósito de assegurar as condições mais vantajosas para os interesses do Estado, de acordo com as seguintes leis:
LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993
Institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
Capítulo III
DOS CONTRATOS
Seção I
Disposições Preliminares
Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.
§ 1o Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.
§ 2o Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.
Seção IV
Da Execução dos Contratos
Art. 66. O contrato deverá ser executado fielmente pelas partes, de acordo com as cláusulas avençadas e as normas desta Lei, respondendo cada uma pelas consequências de sua inexecução total ou parcial.
LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021.
Lei de Licitações e Contratos Administrativos
Seção II
Das Modalidades de Licitação
Art. 28. São modalidades de licitação:
I - pregão;
II - concorrência;
III - concurso;
IV - leilão;
V - diálogo competitivo.
§ 1º Além das modalidades referidas no caput deste artigo, a Administração pode servir-se dos procedimentos auxiliares previstos no art. 78 desta Lei.
§ 2º É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou, ainda, a combinação daquelas referidas no caput deste artigo.
Dessa forma, os contratos de licitação devem ser regidos pelos seguintes princípios:
Isonomia
Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Igualdade
Publicidade
Probidade Administrativa
Vinculação ao instrumento convocatório
Julgamento Objetivo
Os contratos têm como objetivo principal estabelecer direitos e deveres entre as partes envolvidas que celebram um negócio, seja entre instituições privadas ou entre instituições privadas e públicas.
Por esse motivo, os contratos são peça fundamental quando se visa a boa relação de qualquer tipo de acordo empresarial.
A Ribeiro Araújo Advogados e Associados conta com advogados especialistas em licitações e contratos em geral, com ampla experiência profissional e que se empenham nas causas de seus clientes.
Somos um escritório de advocacia no Distrito Federal e prestamos assessoria jurídica especializada, sobre processos de licitação e contratações administrativas, além de participar da elaboração de contratos empresariais.
Nosso escritório de advocacia se dedica aos seus clientes com total transparência a fim de prestar soluções jurídicas eficientes e de qualidade.
Entre em contato com o escritório Ribeiro Araújo Advogados Associados e se surpreenda com nossa consultoria jurídica especializada.
De modo geral, sempre que sentir que algum direito seu está sendo lesado ou necessitar de assessoria em questões jurídicas, você pode procurar um advogado, que pode te ajudar em processos administrativos ou judiciais e também com consultas. O ideal é identificar sua necessidade e buscar um advogado que atue na área do seu problema.
Há várias formas de entender seu caso antes de buscar um advogado, como sites, vídeos, artigos, podcasts, e outras mídias. Você pode também seguir nossas Redes Sociais.
A relação entre advogado e cliente é pautada na confiança, portanto é preciso ter em mente que para oferecer um parecer eficiente e elaborar as melhores estratégias para o seu processo, você precisa fornecer informações completas e verdadeiras, além de todos os documentos necessários à solução.
Faça um contato para alinhar as expectativas, certifique-se que o advogado ou os profissionais da advocacia estão inscritos na OAB; avalie os honorários; preste muita atenção antes de assinar qualquer contrato.
Esses são os principais cuidados que você precisa ter quando contrata um advogado. Lembre-se também que é preciso que o profissional lhe passe confiança de que desempenha um bom trabalho.
Avalie se ele possui experiência em lidar com casos como o seu e se é especializado na área de atuação que você necessita, já que um advogado especializado em um ramo de direito, tem conhecimento muito mais aprofundado sobre as Leis e normativas da área.