-
-
-
SRTVS 701, Bloco “O”, Salas 246/248,
Edifício Multiempresarial - Brasília/DF
SRTVS 701, Bloco “O”, Salas 246/248,
Edifício Multiempresarial - Brasília/DF
O Direito Civil é aquele direito relativo ao cidadão. É o responsável por disciplinar direitos e deveres nas suas relações, sejam com pessoas (físicas ou jurídicas) ou coisas.
Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho definem o Direito Civil como o ramo que disciplina as relações jurídicas da pessoa, física ou jurídica, envolvendo direitos de família e obrigações, entre outros temas.
O Direito Civil tem como finalidade regular a vida em sociedade, dizendo o que pode ou não pode ser feito, tendo como objetivo manter-se a ordem social. É considerado o principal tema do direito privado.
Ele se faz presente na maioria dos atos em nosso dia a dia, cuida das relações criadas desde o nascimento até a morte do indivíduo. Os relacionamentos familiares também estão inclusos. Além das relações de posse e propriedade.
Um código é um sistema com várias regras jurídicas que tratam do mesmo tema, centralizando as normas aplicáveis a determinados tipos de relação.
O Código Civil de 2002 está dividido em parte geral e especial.
Direitos da personalidade, capacidade, ausência e sucessão.
Direitos das Pessoas Jurídicas, Associações, Fundações.
Bens móveis, imóveis, fungíveis e consumíveis, singulares e coletivos. Dos reciprocamente considerados e dos públicos.
Negócios jurídicos e seus efeitos. Erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão, fraude contra credores, invalidade dos negócios, atos lícitos e ilícitos, prescrição e decadência e prova.
Relações entre devedor e credor, modalidades das obrigações, adimplemento e extinção da obrigação. Inadimplemento e seus efeitos, dos contratos e suas espécies, do mandato, do seguro, do jogo e da aposta, da fiança, da promessa de compra e venda, dos títulos de crédito, da responsabilidade civil e das preferências dos direitos creditórios.
Empresário, tipos de empresa, sociedades, estabelecimento, nome empresarial, os prepostos, gerentes, contabilistas e outros auxiliares, da escrituração e disposições gerais.
Posse e seus efeitos, direitos reais, da propriedade, de construir, do condomínio e seus tipos. Da superfície, da servidão, do usufruto, do uso, da habitação, do direito do promitente comprador, penhor, hipoteca e anticrese.
Casamento e sua dissolução, relações de parentesco, do direito patrimonial, da pensão alimentícia e da execução de alimentos. Além desses, do bem de família, da união estável, da tutela, curatela e dos interditos.
Sucessões, ordem de vocação hereditária, testamentos, legados, substituições e do inventário e partilha.
A velocidade com que as mudanças vêm ocorrendo na sociedade faz com que, na maioria das vezes, outras fontes de legislação, que não os códigos, tenham mais aplicabilidade. O que pode tornar esses sistemas de normas jurídicas como desatualizados ou incompletos, perante os fatos. Por exemplo, temas como: eutanásia, pesquisas de células-tronco, direito à integridade psicofísica, direitos das pessoas transgêneras, equilíbrio entre liberdade de informação e direito da personalidade.
O advogado tem o papel de representar os interesses individuais das pessoas físicas. Esses podem ter relação com propriedades, com direitos de família, como os divórcios e separações, os direitos relacionados às sucessões e outras questões relacionadas à vida das pessoas.
A área cível é a mais abrangente do direito. Para advogar nessa área é necessário estar sempre bem atualizado sobre as mudanças que ocorrem na sociedade.
A Ribeiro Araújo Advogados Associados está pronta a te auxiliar nas melhores práticas jurídicas e tudo que envolve as questões de Direito Civil, marque um horário para discutir as melhores estratégias legais.
Representar os interesses individuais das pessoas físicas. Esses podem ter relação com propriedades, com direitos de família.
A área cível é a mais abrangente do direito. Nessa área é necessário estar atualizado sobre as mudanças que ocorrem na sociedade.
O direito civil abrange uma ampla gama de áreas
De modo geral, sempre que sentir que algum direito seu está sendo lesado ou necessitar de assessoria em questões jurídicas, você pode procurar um advogado, que pode te ajudar em processos administrativos ou judiciais e também com consultas. O ideal é identificar sua necessidade e buscar um advogado que atue na área do seu problema.
Há várias formas de entender seu caso antes de buscar um advogado, como sites, vídeos, artigos, podcasts, e outras mídias. Você pode também seguir nossas Redes Sociais.
A relação entre advogado e cliente é pautada na confiança, portanto é preciso ter em mente que para oferecer um parecer eficiente e elaborar as melhores estratégias para o seu processo, você precisa fornecer informações completas e verdadeiras, além de todos os documentos necessários à solução.
Faça um contato para alinhar as expectativas, certifique-se que o advogado ou os profissionais da advocacia estão inscritos na OAB; avalie os honorários; preste muita atenção antes de assinar qualquer contrato.
Esses são os principais cuidados que você precisa ter quando contrata um advogado. Lembre-se também que é preciso que o profissional lhe passe confiança de que desempenha um bom trabalho.
Avalie se ele possui experiência em lidar com casos como o seu e se é especializado na área de atuação que você necessita, já que um advogado especializado em um ramo de direito, tem conhecimento muito mais aprofundado sobre as Leis e normativas da área.